sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Quantas cores tem um lagarto?

O último desafio de proposto às turmas do 4.º ano foi a leitura de O lagarto, uma crónica de José Saramago, de 1972. 
Este texto pode ser lido como uma narrativa um pouco absurda, cómica e cheia de ação. Mas essa é a leitura superficial do texto. Por debaixo desta capa esconde-se uma reflexão sobre a falta de liberdade, a repressão política, o medo e a ignorância que marcavam o triste Portugal do tempo da ditadura.

Dirão os novos velhos do Restelo:
Que disparate trabalhar um texto destes com crianças do 4.º ano!!!

Não tenham tanta certeza. Os miúdos são crianças, mas não são totós e não estão sozinhos. Em casa, leram o texto com a família e procuraram o significado de palavras novas. Também assistiram a um pequeno vídeo sobre as condições de vida e a mentalidade de Portugal nos anos 60 e 70. Na biblioteca da escola expuseram as suas impressões pessoais e interpretaram o texto, com a ajuda dos professores. Por fim, comparámos o que se passava em Portugal no tempo da ditadura com o que ainda hoje se passa noutros países do mundo.

Fica aqui o guião de análise que preparámos, onde podem encontrar as hiperligações (links) para o vídeo sobre Portugal nos anos 60-70 e uma notícia sobre raparigas afegãs:

«(...) O qual lagarto, de repente (por intervenção das fadas, não esqueçam), se transformou numa rosa rubra, cor de sangue, pousada sobre o asfalto negro, como uma ferida na cidade. Desconfiados, os atacantes hesitaram. A rosa crescia, abria as pétalas, rescendia, lavava de perfume as fachadas encardidas dos prédios. A velha no hospital perguntava: que foi que aconteceu? E então a rosa moveu-se rapidamente, tornou-se branca, as pétalas mudaram-se em penas e asas - e uma pomba levantou voo para o céu azul (...)»


Guião para a interpretação da crónica “O lagarto

Pressupõe-se que, tanto quanto o possível, a discussão partirá dos alunos. Os professores intervêm se for necessário estimular ou reorientar a discussão.

  1. A crónica “O lagarto” é uma alegoria, uma vez que, além do significado literal do texto, existe outro significado mais importante do que aquele. Assim, este conto absurdo sobre um lagarto tem um significado escondido. Qual será esse significado?

    1. Porque é que Saramago optou por escrever uma alegoria em vez de dizer claramente o que pensava? [Em 1972, Portugal pouco desenvolvido, vigiado pela polícia política e em que não se podia dizer o que se pensava sem correr o risco de ser preso. Experimente assistir ao filme “Como era Portugal antes da democracia?” nas passagens 20’:07’’ – 25’:23’’ e 27’:23’’ – 28’:02’’ - https://www.youtube.com/watch?v=RBBUqAdiKEs. ]

    2. Já reparaste que este texto continua atual? Como temos de completar o seu significado, podemos adaptá-lo ao nosso presente… [No final do percurso interpretativo pode-se fazer uma comparação entre o que se passava em Portugal em 1972 e o que se passa atualmente noutros países do mundo: falta de respeito pelos direitos das pessoas, opressão, falta de liberdade, … - assite à notícia “Portugal acolhe tletas da equipa afegã de futebol feminino e seus familiares” - https://sicnoticias.pt/especiais/afeganistao/2021-09-23-Portugal-acolhe-atletas-da-equipa-afega-de-futebol-feminino-e-familiares-75491a95 ].

  2. O que simboliza o lagarto?

    1. As pessoas costumam gostar de répteis? – um réptil muito grande que surge no meio de uma rua movimentada e faz parar o trânsito deve ser arrepiante, e assustador… [O lagarto é algo que obriga as pessoas a parar e que quer fazê-las refletir. É também algo que elas não querem ver/aceitar]

    2. Como respondem as pessoas a algo inesperado?...

      1. Se for algo desconhecido;

      2. Se for algo inesperado, mas bom ou agradável;

      3. Se for algo inesperado, mas assustador, ou desagradável;

    3. Imagina que o lagarto simboliza uma ideia ou um problema que as pessoas se recusam a ver, mas para o qual o autor (Saramago) pretende chamar a atenção: 

      1. Será uma ideia/um problema que interessa apenas a algumas pessoas ou a toda a gente? Porquê? Que pistas encontras no texto para justificar a tua resposta? [Interessa a toda a gente: o lagarto surge no meio de uma das ruas mais movimentadas de Lisboa; é descrita a reação de diferente tipos de pessoas]

      2. Que ideia/problema poderá ser esse? Procura exemplos de problemas que sejam do interesse de todas as pessoas. [Em 1972, as ideias novas eram a liberdade, a democracia, a solidariedade social, os direitos, o respeito pelas pessoas, a igualdade... Hoje poderiam ser o aquecimento global, a imigração, envelhecimento da população, desigualdades de riqueza ou de direitos, pobreza,... ]

  3. A maior parte das pessoas que estavam na rua ficaram inquietas…

    1. Porque fingiam que não viam o lagarto? [Recusam-se a aceitar a realidade; recusam-se a encarar problemas; receiam as mudanças; são preguiçosas]

    2. Uma velha começou aos gritos, desencadeando o pânico: o que simboliza esta velha? [A velha simboliza os dirigentes políticos, os líderes da sociedade, a mentalidade do povo].

    3. Quando as forças de segurança iam atacar o lagarto, as fadas transformaram-no em rosa vermelha. O que significa esta rosa? [simboliza a preocupação para com as pessoas em geral, a solidariedade/caridade, a amizade, a fraternidade, o serviço que se presta à comunidade. Em contraponto, a sociedade de Lisboa 1972 é humanamente fria, de costas voltadas aos outros, hierárquica, desigual, com liberdades e direitos reduzidos, reprimida pela polícia política]

    4. A rosa cresce e espalha o seu perfume por entre os prédios encardidos da cidade: o que simboliza esta ideia?

    5. Por fim, as fadas transformam a rosa numa pomba branca que levanta voo para o céu azul… Que significado tem esta parte da crónica?

      1. A pomba branca tem um significado muito antigo. Conhece-lo?

      2. O céu azul e o voo também têm um significado. Qual será? [liberdade]




 

Sem comentários:

Enviar um comentário