AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO
ALEIXO
CENTRO
ESCOLAR DO PONTAL Biblioteca 2015/16
Aplicação do Referencial Aprender com a
Biblioteca Escolar — “Recrear a história”
4.º Ano – História de Portugal — Proposta de plano de trabalho:
1) Sequência das tarefas
1.1.
Recolher informações sobre um episódio da história de
Portugal a designar pelo professor, utilizando a ficha de recolha.
1.2.
Elaboração da síntese — preferencialmente num texto
literário, mas que inclua as informações importantes.
1.3.
Elaboração de um pequeno PwP (3 a 6 diapositivos) com
texto informativo.
1.4.
Escolher, dentro da turma, um dos textos para
dramatizar (ou elaborar um texto conjunto)
1.5.
Construção do cenário da dramatização (Exs de
cenários: castelo; caravela/nau; aldeia dos índios do Brasil; palácio oriental).
1.6.
Ensaios e apresentação
2.
Episódios da
história de Portugal passíveis de exploração literária ou dramática (=para os
miúdos escreverem cartas, textos dramáticos, histórias...).
·
Afonso Henriques discute com a mãe e com Afonso VII
(fundação do reino de Portugal)
·
O Milagre das rosas (as classes sociais na Idade
Média)
·
Pedro e Inês (casamentos de amor vs conveniência)
·
Nascimento de D. Duarte/de D. Henrique (da
independência de Aljubarrota ao início da expansão)
·
Um soldado na conquista do norte de África (Ceuta,
Arzila, Tânger… Pode ser Camões, o Infante santo ou um anónimo que tenha
assistido a um desses episódios)
·
A história de um cafre vendido em Lagos como escravo /
A história de um português vendido como escravo em Argel
·
Um português na carreira da Índia (Com ou sem
naufrágio, piratas ou outros condimentos orientais)
·
Camões naufraga na Cochinchina (sul do Vietname)
·
Fernão Mendes Pinto chega ao Japão
·
O Padre António Vieira defende os índios
·
A reconstrução do Algarve depois de 1755
·
O assassinato de D. Carlos
3. Atividade
complementar, opcional ou alternativa — sobretudo, simples de fazer: uma faixa (folhas
coladas? Papel de cenário? Uma corda da roupa com molas onde se prendem folhas)
com uma escala de tempo, ao longo da qual são dispostos desenhos ou trabalhos
escritos sobre os diferentes episódios e momentos históricos.
4.
Marcação de
sessões de trabalho (com as turmas ou em pequenos grupos:
segunda-feira: 11:05-13:00;
14:00-15:30
terça-feira: 9:10-10:30;
11:05-13:00
quarta-feira: 11:05-13:00
quinta-feira: 11:05-13:00;
14:00-15:30
sexta-feira: 9:10-10:30;
11:05-13:00
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO
ALEIXO
CENTRO
ESCOLAR DO PONTAL Biblioteca 2015/16
Aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
“Recrear a
história”
4.º
Ano – História de Portugal
Conjuntos de questões para distribuir
pelos grupos de trabalho
As respostas a estas questões serão pesquisadas nos livros
do catálogo da Biblioteca e anotadas na ficha de recolha
1. Quem foi
o impulsionador dos descobrimentos?
·
Como se chamava?
·
Em que anos nasceu e faleceu?
·
Quem foi o seu pai?
·
Que relação tinha com o Algarve?
·
Que tipo de navio foi utilizado para explorar a
costa ocidental de África?
·
O que se acreditava, nessa época, que havi para
lá do Cabo Bojador?
·
Que monumento foi erguido em Lisboa para
celebrar as viagens dos descobrimentos?
2. Quem foi
o navegador português que dorou o Cabo da Boa Esperança?
·
Em que ano e reinado foi dobrado o Cabo da Boa
Esperança?
·
Qual foi o primeiro nome do Cabo da Boa
Esperança?
·
Qual era a importância (ou o objetivo) de se
dobrar o cabo da Boa Esperança?
·
Que tipo de navio foi utilizado para explorar a
costa ocidental de África?
·
Em que país fica hoje o Cabo da Boa Esperança?
·
Que monumento foi erguido em Lisboa para
celebrar as viagens dos descobrimentos?
3. Quem foi
o navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia?
·
Em que data partiu de Lisboa a primeira armada
com destino à Índia?
·
Em que ano regressou a armada a Lisboa?
·
O que queriam da Índia os portugueses?
·
Quem comandou a segunda armada com destino à
Índia?
·
Que surpresa teve essa armada pelo caminho?
·
Que monumento foi erguido para comemorar essa
viagem?
·
Que monumento foi erguido em Lisboa para
celebrar as viagens dos descobrimentos?
4. Qual foi
o significado das guerras da Restauração?
·
Em que anos e reinados começaram e terminaram as
guerras da restauração?
·
O que se pretendia restaurar?
·
Quem foi o chefe da revolta?
·
Por que razão foi escolhido como chefe?
·
Que relação existe entre o chefa da revolta e o
Natal?
5. O que
deu origem à crise de 1383-85?
·
Por que razão começou a crise de 1383-85?
·
Quem foi D. Nuno Álvares Pereira?
·
Qual foi a sua importância durante a crisa de
1383-85?
·
Para quem trabalhava D. Nuno Álvares Pereira?
·
Qual foi a batalha mais importante dessa crise?
·
Que monumento foi erguido para comemorar essa
batalha?
6. Quem foi
Sebastião de Carvalho e Melo?
·
Onde trabalhou SJCM antes de 1750?
·
O que mandou ele fazer a Lisboa e a V.R.Sto Antº
depois de 1755?
·
Qual foi o maior acontecimento pelo qual passou?
·
O que fez ele para modernizar e desenvolver
Portugal?
Autores:
Cristina Moura, Fátima Fialho, Maria
de Jesus Nina, Maria do Carmo Chaves, Valdemar Coelho (professores titulares
das turmas) e Paulo Sousa (prof. bibliotecário)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
POETA ANTÓNIO ALEIXO
CENTRO
ESCOLAR DO PONTAL Biblioteca 2015/16
Ficha de
recolha de informação
Produzida por: _________________________, ____.º Ano,
T.ª____
Data: ____ / ____ / ______
1. O que quero saber? — (formula uma pergunta ou
um conjunto de perguntas)
|
2. Que fontes consultei? — (livros, sites...)
|
Como as avalio?
|
||
Claras
|
Completas
|
...
|
|
a)
|
|
|
|
b)
|
|
|
|
c)
|
|
|
|
3. Que informações recolhi dessas fontes?
|
|
Fontes
|
Informações Recolhidas
|
a)
|
|
b)
|
|
c)
|
|
4. Reúne
e organiza as informações que recolheste: junta as várias informações de cada
tópico. Trata um tópico de cada vez. Explica as relações. Responde às
perguntas: O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Porquê?
A tua síntese deve ter a
forma de (circunda a palavra que interessa):
notícia - texto informativo – conto – diagrama - desenho com legendas – banda
desenhada – Outra: ___________________________
|
Adenda: Como citar/referir as fontes de informação:
Exemplos
Livros
|
MOORE, Gilliam, O nosso corpo, Resomnia, Lisboa, 1990
(o
apelido do autor é colocado antes do nome, em maiúsculas, e separado por uma
vírgula. O nome da obra é escrito em itálico (letra inclinada), seguido pelo
local da publicação, a editora e a data de publicação. Se for o caso,
acrescentam-se o capítulo e o número da página)
|
Artigos, poemas soltos,
etc., publicados em complilações ou jornais/revistas
|
VIANA, António Manuel
Couto, “Os dias da semana”, em, Versos de caracacá, Lisboa, Listexa,
1984, p.12
“Homem mordeu cão”, em Público, 30/02/1987, p.3
[O
nome do artigo ou do poema é colocado entre aspas (“ ”), em itálico, seguido do
nome da obra em que foi incluído, em itálico]
|
Sites
|
http://www.primitiveways.com/3%20fire-by-friction%20methods.html,
consultado em 2015/09/14
(deve
ser registado o endereço completo da página de onde se retirou a informação,
acrescida da data da consulta)
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário