Formação, 2016/06/24
1.ª parte - Aprender com a Biblioteca Escolar
Literacia
da informação no JI e no 1.º CEB
Aprender com a Biblioteca Escolar é um referencial da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para
o desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação. Estabelece um conjunto de competências que
se deseja que os alunos tenham desenvolvido no final de cada ciclo de ensino.
A
estratégia de desenvolver estas literacias exige um trabalho continuado e que
deixa aos alunos um importante papel no seu próprio desenvolvimento. Exige do
professor que não ensine de cátedra, mas que seja um facilitador e orientador
perseverante e paciente, mais interessado no desenvolvimento de indivíduos do
que na obtenção de resultados numéricos padronizados.
1.1. O que é o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RABE)?
a) Programa de desenvolvimento de competências por ciclo
–Organiza
e explicita as competências a desenvolver
–Três tipos de literacia:
•Leitura
•Média
•Informação
b) Conteúdo do Doc.:
–Listas
de competências por ciclo
–Sugestões
de atividades para operacionalização
–Exemplos
de planificação
–Indicadores
c) Estratégia a seguir: Centralização na Literacia da Informação - Pesquisa orientada
Desenvolver a Leitura
•Informativa
•Profunda/inteligente/reflexiva
•Produtora
de significados
•Reprodutiva
Trabalhar a informação
•Perguntar/problematizar
•Pesquisar
•Recolher,
interpretar, sintetizar
•Referir
e comparar
•Avaliar
•Produzir
Utilizar os media
•Como
fonte
•Como
meio de comunicação e interação
•Com
ética
Nas
páginas seguintes são listadas as competências que se pretende que os alunos de
JI e 1.ºCEB desenvolvam em cada área/tipo de literacia: leitura, media e informação. São também incluídos
alguns documentos de apoio e exemplos de trabalhos já realizados.
Desenvolvimento
das literacias — Jardim de Infância
Leitura
|
Atitudes e valores
|
|
Lei
tu
ra
|
1.
Observa e lê livros, por sua iniciativa ou sugestão de outros (educadores,
professores e
família).
2.
Escolhe livros/ leituras de acordo com os seus gostos e interesses.
3.
Sabe manusear o livro.
4.
Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos).
5.
Procura obter respostas, utilizando suportes icónicos ou escritos.
6.
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu.
7.
Reconhece que a escrita, as imagens e outros media transmitem informação.
8.
Descreve e representa acontecimentos sequencialmente.
9. Conta e reconta, inventa e recria
histórias.
|
1.
Manifesta atitudes de solidariedade
2. Interage e colabora em contexto
de grupo
3. É criativo e autónomo
4. Respeita regras e comportamentos
estabelecidos
5. Demonstra curiosidade
6. Identifica as suas dificuldades
7. Sabe escutar os outros
8. Valoriza a biblioteca e os seus
recursos
|
Me
dia
|
1. Reconhece os vários media
existentes: jornais televisão, cinema, rádio, Web.
2.
Utiliza, em contexto lúdico, videojogos, software educativo e diferentes
media.
3.
Emite opinião sobre o visionamento de filmes, jogos ou outros media.
4.
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais.
5.
Comunica e interage utilizando ferramentas digitais básicas.
6. Conhece e participa na definição
de regras que orientam comportamentos em relação aos media.
|
|
In
for
ma
ção
|
1. Coloca questões acerca de um
tema.
2.
Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais.
3.
Seleciona imagens, sons e palavras; organiza-os e regista-os por temas.
4.
Representa, gráfica e oralmente, a informação.
5.
Partilha os conhecimentos adquiridos.
6. Avalia o trabalho
efetuado.
|
Desenvolvimento
das literacias — 1.º Ciclo do Ensino Básico
Leitura
|
Atitudes e valores
|
1. Lê, de forma livre ou orientada,
obras integrais de ficção ou não ficção.
2. Escolhe leituras, de acordo com
os seus gostos, interesses e competências leitoras adequadas a este ciclo.
3. Constrói sentidos a partir da
leitura de livros e outros textos multimodais (áudio, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias e
apresenta breves exposições com vocabulário e estruturas gramaticais
adequados.
5. Relata experiências de leitura,
exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
6. Exprime ideias redigindo
diferentes tipos de textos com correção e coerência, em suportes variados
indicados pelo professor.
7. Adquire progressivamente hábitos
de leitura.
8. Procura informação para responder
a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.
9. Utiliza as tecnologias e
ferramentas digitais para comunicar e atender aos seus interesses e
necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.
10.Usa a biblioteca escolar para
responder às suas necessidades e centros de interesse.
|
1. Demonstra curiosidade
2. Mostra interesse e
gosto pela leitura
3. Participa na troca e
debate de ideias
4. Revele espírito
crítico
5. Respeita diferentes
opiniões
6. Reconhece a
importância da informação
7. Revela iniciativa e
criatividade na resolução de problemas
8. Comunica com rigor
9. Valoriza o uso da
biblioteca e dos seus recursos
|
Media [e comunicação]
|
Atitudes e valores
|
1. Conhece diferentes media: jornais, televisão, cinema,
vídeo, rádio, Web.
2. Lê mensagens dos media e compreende que o seu conteúdo
é, por vezes, intencionalmente manipulado.
3. Utiliza videojogos e outro software educativo que lhe é proposto.
4. Usa media, ferramentas digitais e ambientes sociais on-line pré-selecionados para produzir
mensagens, interagir e comunicar.
5. Analisa as suas escolhas face ao
consumo de media.
6. Identifica riscos e aplica normas
associadas à utilização dos media e à comunicação on-line (netiqueta,
proteção de dados pessoais, respeito pela privacidade dos outros, consumo
excessivo de media, ...).
7. Recorre à biblioteca escolar para
usar os media e aprender com eles.
|
1. Tem um comportamento
ético e responsável no uso dos media
2. Manifesta espírito
crítico como produtor e consumidor de media
3. Revela imaginação e
criatividade no uso dos media
4. Reconhece a fronteira
entre o público e o privado
|
Informação
|
Atitudes e valores
|
1. Enuncia os conhecimentos que já
tem sobre o tema e coloca questões.
2. Identifica, em contexto de grupo,
os termos de pesquisa que melhor se adequam ao tema a tratar.
3. Identifica as ferramentas de
pesquisa e fontes de informação (impressas ou digitais) fornecidas pelo
professor.
4. Realiza pesquisas simples,
previamente programadas, avaliando as fontes, de acordo com a sua relevância
e autoria.
5. Seleciona a informação que melhor
responde às questões colocadas sobre o tema.
6. Identifica ideias principais,
realizando inferências e explorando o sentido global da informação
selecionada.
7. Interage e colabora com os pares,
apresentando as suas ideias e opiniões.
8. Ordena e regista a informação,
estruturando-a de acordo com uma sequência lógica.
9. Identifica normas associadas aos
direitos de autor e reconhece a necessidade de as cumprir.
10. Reconhece que deve utilizar as
suas próprias palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e
elabora bibliografias simplificadas.
11. Reflete conjuntamente sobre o
melhor formato para a apresentação do que produziu − escrita, visual ou multimédia − , usando ferramentas digitais ou outras
previamente selecionadas.
12. Partilha as aprendizagens
realizadas num ambiente tradicional ou em espaços on-line preparados pelo
professor.
13. Verifica conjuntamente o
cumprimento das tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que
deve mudar.
14. Recorre à biblioteca escolar
para pesquisar e tratar a informação.
|
1. Manifesta espírito de
interrogação
2. Age de forma metódica
e rigorosa
3. Mostra resiliência na
procura de informação
4. Respeita os direitos
de autor e conexos
5. Demonstra iniciativa
e criatividade na resolução de problemas
6. Aceita a crítica
7. Tem em consideração
as regras de utilização da biblioteca
|
2.ª parte - Passos para um trabalho de pesquisa
d1.
Preparação
•Delimitar
área de estudo
•Objetivos/metas
•Lista
de questões
•Lista
de fontes (verificadas)
•Termos
de pesquisa
d2.
Enunciado
•Regras
•Parâmetros/itens
•Produtos
a apresentar
•Avaliação
•Documentos
acompanhantes: ficha de recolha, grelha de avaliação…
d3.
Introdução
•Descrição
•Motivação
•Partir
do conhecimento dos alunos ou do que eles podem recolher junto das famílias
d4.
Problema
•Os
alunos formulam questões
-- ou
•O
professor atribui-lhe um problema, uma lista de perguntas ou um desafio -- - e
•Identificam
termos de pesquisa
d5.
Ficha de recolha
•Clareza
das tarefas
•Limite
de palavras/dos campos destinados à escrita:
• Selecionar
•Resumir
•Rescrever
•Referências
(para validação e/ou recuperação da info)
d6.
Acompanhamento
•O
professor orienta, sugere, ajuda a resolver problemas…
•Reforço
positivo
– Não
inibir
– Quizz on-line, concurso,
jogos…
d7.
Síntese
•Organizar
•Rescrever
•Comparar
•Interpretar
•Comentar
•Expandir
o texto das notas
d8. Avaliação/controlo das aprendizagens
•Cf. objetivos e parâmetros do enunciado 4Grelha de registo
•Av.
do processo
4Competências
4Atitudes
•Av.
dos produtos
•Desempenho
em novas situações
d9.
Publicar...
•À comunidade, à turma...
•Trabalho académico, trabalho artístico, publicação on-line...
3.ª parte - Exemplos práticos
Cf . os posts e links abaixo:
https://kahoot.it/#/ (constitua uma equipa para concorrer ao quiz e peça o PIN do jogo)
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