No dia 28 de abril, sexta-feira, a turma 4.º A do Centro Escolar do Pontal deslocou-se à sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, para receber o primeiro prémio da secção "Artes Plásticas" da 5.ª edição do do concurso "Imagens contra a corrupção". Este concurso é organizado pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, do Tribunal de Contas.
O prémio, atribuído à turma, é uma visita à caravela Vera Cruz, atracada em Lisboa, no cais da Aporvela.
Esta deslocação foi possível com a colaboração da Divisão de Educação do Município de Portimão e o empenho da direção do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.
"Ouvir, observar e falar são fundamentais para acabar com a corrupção. É um dever de todos" -- foi assim que os alunos vencedores explicaram o significado do seu cartaz na cerimónia de entrega de prémios. O cartaz que obteve o primeiro lugar na secção "Artes Plásticas" do concurso Imagens contra a corrupção foi "Ver, ouvir e falar", de David Miranda, Felipe Oliveira e Máximo Bitkov que, com a ajuda de Esdras Vieira, dramatizaram o processo de criação do seu cartaz e o significado do mesmo.
Para além do primeiro prémio, os alunos Anastácia Slobodyan, Anton Fisun, Gonçalo carreira e Leonardo Reis obtiveram uma menção honrosa com o cartaz "Super-Honesto contra a corrupção".
A participação neste concurso envolveu toda a turma A do 4.º ano do Centro Escolar do Pontal, da professora marta Gonçalves, e a colaboração da Biblioteca Escolar. Foi um processo ao longo do qual os alunos aprenderam o significado da corrupção, as suas consequências e formas de nós, cidadãos, a combatermos.
Em maio de 2015, outras duas alunas do Centro Escolar do Pontal também obtiveram o primeiro prémio neste concurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário