Desafio
poético “Memória Futura”
Descrição
Aos alunos é pedida a memorização de
poemas adequados ao ano de escolaridade. A tarefa é renovada semanal ou
quinzenalmente, com um poema diferente.
A Biblioteca seleciona os poemas, com
o auxílio dos professores. Preferencialmente, serão utilizados poemas
selecionados para as metas de educação literária. Os poemas serão publicados
no blogue do Centro Escolar e distribuídos aos alunos.
A memorização é feita como trabalho de
casa, com o auxílio dos pais, durante o período que o professor estipular. Esta
tarefa será classificada apenas se o professor assim o entender.
Os diferentes alunos memorizam o mesmo
poema. Sugere-se que o mesmo seja recitado em conjunto num momento da semana
reservado para essa atividade.
Preferencialmente, os professores
selecionam uma amostra de 2-5 alunos (não muito avançados ou com
dificuldades?) cuja evolução será analisada e registada pela equipa da
Biblioteca ou outro professor a designar. No caso de haver alunos que não
adiram ao desafio, será feita a comparação da fluência da leitura e da
capacidade de interpretação do texto entre o grupo dos alunos participantes.
Para além disso, o professor da turma fará uma avaliação subjetiva dos
resultados do projeto, utilizando um formulário padronizado.
Objetivos/Resultados desejáveis
- · Desenvolvimento da memória
- · Aumento da fluência da leitura.
- · Melhoria na compreensão dos textos escritos [e orais].
Os
textos poéticos exigem maior capacidade de interpretação e de combinação dos
termos do que os textos em prosa, devido a jogos de palavras, a um maior uso
figuras de estilo ou a construções sintáticas pouco comuns.
- · Melhoria da capacidade de se exprimir oralmente, incidindo sobre a dicção, a colocação da voz, a expressão e a construção de texto.
- · Desenvolvimento do gosto pelo texto poético
Aplicação
Como
projeto piloto, no terceiro período de 2013/14.
Como
projecto-piloto, poderá ser aplicado a uma amostra de alunos e comparar a
evolução da sua capacidade de leitura com a de outros colegas.
Em
pleno, a partir do ano lectivo de 2014/15
Participantes
Todas as turmas podem participar,
mediante inscrição no projecto. A inscrição é feita pelo professor.
Os professores participantes organizam
os trabalhos dentro das suas turmas: atribuem as tarefas, explicam o projecto
aos pais, mantêm um registo quinzenal/semanal do trabalho feito e da sua
apreciação, preenchem os formulários que serão coligidos e tratados pela Biblioteca.
Exemplos de poemas
O Pastor
Eugénio de
Andrade
Pastor,
pastorzinho,
onde
vais sozinho?
Vou
àquela serra
buscar
uma ovelha
Porque
vais sozinho,
pastor,
pastorzinho?
Não
tenho ninguém
que
me queira bem.
Não
tens um amigo?
Deixa-me
ir contigo.
A Aranha
Violeta
Figueiredo
Essa
peluda menina
escondida
às esquina do teto
só
desce alta noite quando
o
quarto está quieto.
Suspensa
da sua teia
fica
ao espelho balouçando,
repisando
a mesma ideia:
«Meu
Deus, serei linda ou feia?»
O Gato Gatinho
Maria Alberta
Menéres, Conversas com versos, Porto,
ASA, p.31
O
gato Gatinho
estava
a adormecer,
regalado,
ao sol.
Deu
um grande salto
e
foi-se esconder!
Quem
vai descobrir
onde
é que ele está?
O
gato gatinho,
muito
bem escondido,
diz
que não está cá…
Sem comentários:
Enviar um comentário